ALT_IMG

Objetos não identificado metálicos caem do céu

Dois objetos metálicos caíram do céu no Maranhão na última quarta-feira, 22, e assustaram moradores das cidades de Anapurus e Santa Inês. Em Anapurus, uma esfera de 1 m de diâmetro e peso estimado entre 30 e 45 kg ficou presa em uma árvore. Já em Santa Inês, pedaços de metal foram encontrados. Leia Mais...

ALT_IMG

Acelerador de partículas é reativado à procura da origem da matéria

Genebra, 24 fev (EFE).- As operações do acelerador de partículas LHC, do Centro Europeu de Física de Partículas (CERN), voltou a ser acionado após mais de dois meses de parada técnica e a partir de agora mais de 5 mil cientistas dão início a etapa decisiva na busca. Leia Mais...

Mostrando postagens com marcador CIÊNCIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CIÊNCIA. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Álcool sem ressaca? Cientista afirma que é possível

0 comentários

E se você pudesse encarar a sensação de alegria e euforia gerada pelo álcool, mas sem nenhum dos seus fatores negativos? Parece improvável, mas um pesquisador britânico diz ter chegado à solução perfeita, que possibilitaria que as pessoas pudessem voltar para casa dirigindo em segurança e nem mesmo teriam que enfrentar ressaca no dia seguinte.

David Nutt, que já foi consultor do governo, diz ter criado uma substância que recria os efeitos positivos já citados do álcool no corpo humano, mas sem os riscos de problemas de saúde e do vício, o que ele considera uma "séria revolução na saúde".

A utilização da substância atinge o cérebro, causando as sensações de prazer e tontura que normalmente acompanham o consumo do álcool. Entretanto, outra informação importante: há um antídoto que a pessoa pode tomar a qualquer momento, que cura esta sensação em alguns minutos, o que, em tese, permitiria que ela dirigisse um carro ou realizasse outras atividades que alguém alcoolizado jamais deveria fazer.

"Parece ficção científica, mas estas ambições estão dentro dos limites da neurociência moderna", explica ele no respeitado jornal britânico Guardian.

No artigo publicado, ele afirma ter identificado cinco compostos que precisam ser testados para saber se os usuários consideram seus efeitos tão agradáveis quanto os do álcool. "O desafio é criar drinks que sejam tão gostosos e atraentes quanto os alcoólicos. Provavelmente eles serão feitos em forma de um coquetel, então eu prevejo vários sabores diferentes", conta ele.

Ele diz já ter testado com sucesso as suas fórmulas em si mesmo. Um dos compostos causou sensação de relaxamento e sonolência por uma hora. Após tomar o antídoto, ele voltou ao normal em alguns minutos e ficou pronto até mesmo para dar uma palestra sem nenhum tipo de dificuldade.

O pesquisador aponta que o álcool atinge um sistema neurotransmissor apelidado de Gaba (Ácido gama-aminobutírico), que relaxa o cérebro e, portanto, o seu usuário. Estas outras substâncias agem neste mesmo neurotransmissor, causando o mesmo efeito, mas sem os danos do álcool. Ele prevê que a droga poderia chegar ao mercado em dois anos, mas a pesquisa precisa ser bancada por alguém ou alguma empresa.
Continue reading →
quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Cientistas conseguem gerar eletricidade a partir de lixo

0 comentários

Cientistas da Universidade Stanford desenvolveram uma nova técnica para gerar eletricidade a partir de dejetos utilizando micróbios como usinas extremamente pequenas, capazes de produzir energia enquanto digerem resíduos de origem animal e vegetal. Os autores do estudo, publicado nesta segunda-feira na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, chamaram a invenção de "bateria microbiana". Eles esperam que, um dia, esses micro-organismos poderão ser aproveitados em estações de tratamento de esgoto ou para destruir poluentes em regiões com água contaminada.

O protótipo com que os cientistas Yi Cui, Craig Criddle e Xing Xie trabalham atualmente ainda é pequeno e funciona em um campo isolado: em um laboratório, com dois eletrodos - um positivo, o outro negativo - mergulhados em uma garrafa de águas residuais. Ali, as bactérias estudadas por eles se alimentam das partículas de material orgânico para produzir eletricidade.

Há anos os cientistas têm conhecimento da existência desse tipo de micróbio - organismos que se desenvolveram em ambientes sem ar e obtiveram a habilidade de reagir com minerais óxidos em vez de respirar oxigênio, assim como fazem os humanos, para converter nutrientes orgânicos em combustível biológico. Durante as últimas décadas, diversos grupos de pesquisa têm tentado utilizar esses micro-organismos como biogeradores, porém aproveitar essa energia de maneira eficiente tem sido um desafio.

Os engenheiros envolvidos no projeto estimam que a bateria microbiana possa extrair aproximadamente 30% da energia potencial não aproveitada em águas residuais. Essa é uma eficiência semelhante à registrada nas melhores células de conversão de energia solar em eletricidade, segundo os cientistas.
Continue reading →
sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ciêntistas conseguem imprimir orelhas humanas em 3D

0 comentários

Nesta semana, pesquisadores da Universidade de Hangzhou Dianzi, na China, apresentaram a impressora 3D Regenovo. E diferente das outras impressoras, que trabalham com plástico e metal industrializado, ela usa materiais e tecido vivo. O que faz ela ter a capacidade de imprimir orelhas humanas.

Tecnicamente, essas pequenas orelhas estão vivas, já que usam camadas de tecido vivo para serem produzidas. Elas, porém, não funcionam como orelhas humanas e comuns, mas demonstram um grande potencial na impressão 3D. Principalmente para trabalharem como desenvolvedoras de próteses e ajudar pessoas com deficiência ou que sofreram algum acidente.

A Universidade de Hangzhou Dianzi não foi a primeira a trabalhar com impressão 3D de partes do corpo. No início deste ano, a Universidade de Cornell, de Ithaca , Nova York, também demonstrou uma impressora de orelhas. E a Universidade de Organovo em San Diego, Califórnia, também conta com seus projetos.

Enquanto isso, a Universidade de Heriot-Watt em Edimburgo, Reino Unido, transformou células-tronco embrionárias humanas em tinta de impressora 3D.

A ciência avança cada vez mais e oferece novidades tanto na parte de tecnologia quanto na medicina. Enquanto alguns imprimem armas em 3D, outros imprimem órgãos humanos e tecido vivo.
Continue reading →
terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cerveja em pó é lançada

0 comentários

É difícil resistir a uma cervejinha gelada no calor, mas às vezes é pesado transportar a bebida, seja em latas ou em garrafas. Por exemplo, após uma trilha ou um passeio de bicileta. Por isso a empresa Pat's Backcountry Beverage, do Alasca, EUA, criou um concentrado de cerveja em pó que, adicionando água, vira nada menos do que uma cerveja, com gás e tudo.

Prometendo sabor, aroma e teor alcoólico iguais aos de uma cerveja normal, não se trata de cerveja desidratada. O site oficial descreve o processo como um controle cuidadoso da fermentação do produto, praticamente sem água. Para beber, bastaria adicionar água e "carbonatar", como a empresa descreve, que é acrescentar o gás - eles também vendem um produto portátil para isso.
Continue reading →
sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Estudo diz que ''Curtir'' um post influencia outros a avaliarem bem qualquer conteúdo

0 comentários

Um estudo do MIT (sigla em inglês para Instituto de Tecnologia de Massachusetts) mostra que posts marcados por alguém com "Curtir" tendem a ter também avaliações positivas por outras pessoas, independentemente do seu conteúdo, segundo o "New York Times". Os resultados foram publicados no site do jornal "Science".

"A promoção [pelo Curtir] pode funcionar e alimentar a si mesma", diz Sinan K. Aral, professor de tecnologia da informação e marketing do MIT, um dos responsáveis pela pesquisa.

Para chegar a esse dado, os cientistas utilizaram um site (cujo nome não foi revelado) no qual leitores podiam publicar links para reportagens na internet. Os leitores comentavam os artigos e também podiam "curtir" ou não comentários feitos nesses posts.

Durante cinco meses os pesquisadores acompanharam dois grupos. Em um deles, os comentários recebiam "curtidas" (voto positivo) ou "reprovações" (voto negativo) aleatórias assim que eram publicados. Em outro, o grupo de controle, os pesquisadores do MIT não fizeram nenhuma intervenção nos comentários publicados.

Para refletir a tendência de um número maior de avaliações positivas nos comentários, os pesquisadores fizeram o dobro de "curtidas" nos comentários do que "reprovações".

A primeira pessoa que lê o comentário já avaliado como positivo por outro usuário, indica o estudo, tem uma chance 32% maior de também curtir aquele conteúdo. No caso dos votos negativos, não houve mudança no comportamento das pessoas.

Ao final da pesquisa, os comentários que foram falsamente curtidos pelos pesquisadores tiveram avaliações 25% mais altas que aqueles no grupo de controle.

Já os comentários que receberam votos negativos inicialmente termiraram com avaliações indistinguíveis daqueles do grupo de controle.

Os pesquisadores observaram também que amigos tinham a tendência de corrigir votos negativos (dados aleatoriamente na pesquisa e sem relação com o teor do conteúdo do artigo publicado). Enquanto isso, os "inimigos" não manifestaram para contradizer a votação falsa.
Continue reading →
sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Jovem é infectada por ameba comedora de cérebros

8 comentários

Uma adolescente americana de 12 anos sofreu uma rara infecção no Arkansas. Segundo os médicos, não há nenhum registro na última década de alguém que tenha sobrevivido à doença que afeta Kali Hardig. As informações são da CNN.

Segundo a TV, há alguns dias a mãe da menina a levou para o hospital. Ela tinha febre e dor de cabeça e, quando os médicos checaram seu fluido espinal, encontraram um tipo de ameba chamado Naegleria fowleri.

Chamada de "ameba comedora de cérebros", segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, a ameba vive na água e entra no corpo pelo nariz, de onde segue até o cérebro. Não há risco de contaminação por beber água, afirmam os especialistas. De acordo com os CDC, foram registrados 128 casos desde 1962 nos Estados Unidos - não fica claro se Kali está incluída nesse número.

"Esta infecção é uma das mais severas que conhecemos", diz Dirk Haselow, do Departamento de Saúde do Arkansas. Segundo o especialista, "99% das pessoas que pegam (a doença) morrem". Em nota, o departamento afirma que a fonte mais provável foi um lago dentro de um parque aquático do Estado.

Segundo Sanjiv Pasala, um dos médicos que atendem Kali, ela foi imediatamente tratada com um antibiótico, um antifúngico e uma droga experimental contra amebas enviada diretamente dos CDC.

Apesar da agressividade da doença, o tratamento parece ter tido efeito. Segundo a CNN, na segunda-feira exames não acharam presença da ameba no corpo da menina. Uma página de suporte a Kali no Facebook, na quarta-feira afirmava que os médicos já diminuíram a ventilação mecânica para que ela começasse a respirar com as próprias forças e que os especialistas pretendiam desligar a hemodiálise por um breve tempo para checar se seus rins estão funcionando. Os médicos irão também fazer ressonância magnética pra saber a condição do cérebro. Não ocorreram mais atualizações sobre a condição da menina.

"Kali está indo na direção correta. Por favor, continue a rezar por Kali e por sua família", diz a página.
Continue reading →
quarta-feira, 19 de junho de 2013

Síndrome de Emanuel uma das doenças mais raras do planeta

1 comentários

Uma menina de seis meses que vive praticamente desde que nasceu em um hospital pode receber alta nas próximas semanas. April Karmazyn-Wall, de Wallsend, no Reino Unido, sofre de síndrome de Emanuel, uma das condições mais raras do planeta, e já passou por 10 cirurgias por causa do problema.

Os pais Nadia Karmazyn, 31 anos, e Scott Wall, 25 anos, não sabiam da doença da filha antes do parto. "Bebês com a síndrome de Emanuel tendem a ter músculos fracos e seu desenvolvimento é comprometido", diz a mãe. "April tem vários problemas médicos, mas ela sorri o tempo todo e é facilmente entretida com balões ao redor do berço."

Pouco se sabe sobre a doença, além de ela ter origem genética. Os médicos não têm certeza de como a menina vai se desenvolver e se ela conseguirá andar devido aos músculos fracos. "Vários bebês com a síndrome de Emanuel não sobrevivem", diz Nadia.

April teve também atresia pulmonar, o que significa que seu coração não se desenvolveu da forma correta e ela precisou de tratamento no hospital Freeman, de Newcastle, para sobreviver. A menina sofre também com fenda palatina e problemas no intestino.

"Mal podemos esperar por April vir para casa, já que ela ficou em casa por apenas uma hora em toda sua vida (...) Será ótimo ser capaz de fazer coisas normais com April, como fazer compras ou ir a um café com nossos amigos." 

Fonte: dailymail


Continue reading →
quinta-feira, 23 de maio de 2013

Estudos revelam que uso de anabolizantes pode causar problemas mentais no fututo

1 comentários

Há uma ligação clara entre o uso de esteroides anabolizantes e a redução da saúde mental mais tarde na vida. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de Gothenburg, na Suécia.

A equipe de pesquisa analisou cerca de 700 ex-atletas suecos, entre lutadores, levantadores de peso e atiradores que competiram no nível de elite em algum momento entre 1960 e 1979. Vinte por cento deles admitiu o uso de esteroides durante suas carreiras ativas.

O objetivo do estudo foi o de procurar ligações entre o uso dos anabolizantes e problemas mentais.

"Descobrimos uma relação clara. Usuários de esteroides anabolizantes foram mais propensos a receber tratamento para depressão, problemas de concentração e comportamento agressivo", afirma Claudia Fahlke, diretora do University of Gothenburg's centre for education and research on addiction (CERA).

Os pesquisadores também descobriram que os usuários de esteroides anabolizantes foram mais propensos a abusar de outras drogas ilícitas e de álcool.

No entanto, ainda não está claro se o uso de esteroides realmente causou os problemas de saúde mental ou se os problemas de saúde mental, ao invés, causaram o uso de esteroides.

"O que nós fomos capazes de mostrar, porém, é que os sintomas psiquiátricos e o uso de esteroides e outras drogas tendem a reforçar-se mutuamente, em um ciclo vicioso. Isto sugere que os esforços antidoping continuam a ser muito importante, tanto dentro, como fora do esporte", conclui Fahlke.
Continue reading →
quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bebida fermentada com veneno da vespa assassina

0 comentários

A voraz vespa mandarina, também conhecida como zangão japonês ou vespa assassina de Iaques, é a maior vespa do mundo e tem um ferrão que bombeia o veneno que contém uma enzima tão forte que pode, literalmente, dissolver o tecido humano. A picada dessa vespa provoca uma dor insuportável, mas algumas pessoas estão dispostas a suportá-la ao tentar capturá-las para fazer um tipo especial de shochu, uma bebida japonesa semelhante a vodca, destilada a partir da cevada, batata doce ou arroz.

Uma pessoa picada por uma vespa gigante japonesa que não recebe o tratamento adequado logo depois pode morrer por um choque anafilático. Cerca de 40 mortes relacionadas a picadas do zangão japonês são registrados a cada ano. Mas isso não parece assustar os fãs de shochu de arriscarem suas vidas só para tentar capturar o principal ingrediente de uma bebida alcoólica bizarra.

É uma mistura rara que geralmente não está comercialmente disponível nos mercados, mas um blogueiro do Rocket News 24 viajou para a Prefeitura de Kumamoto em busca de um caçador que caça as vespas assassinas e deixa-as fermentando no álcool por três anos. Segundo seus relatos, o fermentado de vespa shochu tem uma cor marrom-barrento apetitosa e cheira um pouco como carne podre. Se você está querendo saber sobre o sabor desta bebida incomum, é, aparentemente, muito parecido com o de shochu normal, mas com um sabor salgado que vem do veneno das vespas.

Em conclusão: parece nojento, fede e tem um gosto muito ruim, então por que alguém iria querer beber uma bebida fermentada de vespa? Bem, dizem que há benefícios relacionados à saúde, é claro. A infusão das bebida e veneno, dizem, torna a pele mais bonita e sedosa, impulsiona a recuperação da fadiga e evita a "doença do estilo de vida" -seja lá que doença for essa, mas acho que é o estresse-.

A fim de fazer a bebida, primeiro de tudo há que capturar algumas vespas. Bem, se a sua cachopa estiver no subsolo, os coletores colocam uma rede sobre ela e simplesmente chacoalham os insetos para que voem até eles. Se o ninho se encontra sob uma saliência, um saco de plástico é colocado sobre ele, e se as vespas estiverem voando, eles usam um matas-moscas gigante. O equipamento de segurança é obrigatório, mas às vezes os ferrões gigantes atravessam facilmente a proteção.

Para preparar a bebida, um grande número de vespas ainda vivas são colocadas num frasco de vidro de grande porte, que é então completado com shochu. O frasco é selado e as vespas literalmente se afogam no álcool. Desesperadas para fugir, elas liberam seu veneno que dá à bebida o seu sabor incomum e propriedades curativas. As vespas são deixadas para fermentar por um total de três anos, antes do shochu repugnante ser consumido. Felizmente, os efeitos do veneno são neutralizados pelo álcool, assim como as garrafadas de cachaça com cobra ou escorpião que encontramos pelos botecos do interior do país.

As abelhas européias são um alvo favorito do zangão japonês. Uma dessas máquinas da morte pode matar 40 abelhas por minuto, e apenas um punhado delas pode dizimar milhares de abelhas em um par de horas. Uma vez que uma vespa olheira descobre uma colônia de abelhas, ela marca o local com feromônios, e logo um comando chega para matar os insetos menores impotentes.






Continue reading →
sábado, 25 de fevereiro de 2012

Vacina pode reduzir dependência de heroína

0 comentários


Um grupo de cientistas mexicanos trabalha no desenvolvimento de uma vacina que pode reduzir a dependência de uma das drogas mais famosas no mundo: a heroína. Pesquisadores do Instituto Nacional de Psiquiatria do México afirmaram ter testado com sucesso a vacina em camundongos e se preparam para fazer testes em humanos em breve. As informações são do site do jornal The Guardian.

A vacina, que foi patenteada nos Estados Unidos, torna o organismo resistente aos efeitos da droga. Assim, os usuários deixariam de sentir prazer quando consumissem a heroína. "É uma vacina para pessoas que são dependentes graves, que não tiveram sucesso com outros tratamentos e decidiram usar esse aplicativo para ficar longe das drogas", disse Maria Elena Medina, diretora do instituto, nesta quinta-feira.

Nos testes, os camundongos foram submetidos a doses de heroína durante um período prolongado de tempo. Aqueles que receberam a vacina mostraram uma queda acentuada no consumo de droga, dando esperanças aos pesquisadores de que também pode funcionar em humanos.
Continue reading →
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Objetos não identificado metálicos caem do céu

0 comentários


Dois objetos metálicos caíram do céu no Maranhão na última quarta-feira, 22, e assustaram moradores das cidades de Anapurus e Santa Inês. Em Anapurus, uma esfera de 1 m de diâmetro e peso estimado entre 30 e 45 kg ficou presa em uma árvore. Já em Santa Inês, pedaços de metal foram encontrados.

De acordo com Manuel Costa, presidente da Sociedade de Astronomia do Maranhão, que analisou imagens do objeto que caiu em Anapurus, é certo que o objeto estava fora da atmosfera terrestre. "Provavelmente é uma parte de satélite, lixo espacial", afirma.

A análise de algumas características ajuda a entender do que pode se tratar: "O objeto possui uma espécie de engrenagem, em formato de anel, que sugere uma estrutura de conexão. Na superfície existem marcas de corrosão por derretimento, e também alguns pontos chamuscados, que indicam que ele caiu em grande velocidade e as marcas surgiram em razão do atrito e da pressão do ar", explica Costa.

Neste caso do objeto esférico, segundo Costa, os moradores afirmam que viram no céu uma claridade muito forte e depois ouviram um estrondo. "O objeto, então, teria ficado preso em uma árvore. Mas os relatos são bem simples, então não podemos confiar e precisamos estudar a esfera", diz. "Planejamos mandar uma expedição o quanto antes para o local", conta.

Em Santa Inês, acredita-se que os pedaços metálicos encontrados sejam pedaços de fuselagem de alguma aeronave. Eles também foram encontrados após moradores escutarem um forte estrondo.

Para Costa, o caso lembra um ocorrido em Rio Verde, no Estado de Goiás, em 2008. Daquela vez, um objeto metálico parecido caiu na cidade, e os depoimentos são semelhantes, mostrando que deve se tratar de lixo espacial.

A Aeronáutica, por meio do Capitão Ribeiro, da assessoria de imprensa, afirma que enviará uma equipe até Anapurus para recolher o objeto e levar para a base de Alcântara, também no Maranhão, onde a esfera será analisada.

Caso a peça seja de uma aeronave brasileira, a responsabilidade da análise será da Aeronáutica. "Porém, caso não seja de uma aeronave, ou se for de outro país, enviaremos o objeto para a Agência Espacial Brasileira, que entrará em contato com a agência responsável", afirma Ribeiro. 
Continue reading →